Sol acima das nuvens

Sol acima das nuvens

domingo, 3 de março de 2013

Contaminação Bacteriana e a Força Eletrostática

Este texto foi retirado do livro Fundamentos de Física, vol 3: Eletromagnestismo/ Halliday, Resnick, João Walter.
A força eletrostática pode desempenhar um papel sutil na contaminação bacteriana de um hospital. Nas cirurgias endoscópicas, por exemplo, o médico observa o interior do corpo do paciente na tela de um monitor. Nos monitores convencionais(mas não nos monitores de cristal líquido) a imagem é produzida por elétrons emitidos por um canhão eletrônico e atraídos para uma tela positivamente carregada. A tela carregada também atrai partículas presentes no ar, como poeira, fiapos de linha e células epiteliais. As partículas nagativamente carregadas são atraídas pela carga positiva da tela.
No caso de partículas eletricamente neutras os elétrons se concentram no lado mais próximo da tela, o que faz com que as partículas adquiram uma carga induzida(Fig 21-6a). As partículas neutras, portanto, também são atraídas para a tela, do mesmo modo como a barra de cobre é atraída pela barra de plástico na fig 21-4.

Como muitas das partículas atraídas pela tela do monitor contêm bactérias, a tela fica contaminada. Suponha que o cirurgião aproxime o dedo enluvado da tela para mostrar alguma coisa à equipe médica. Nesse caso, a tela positivamente carregada produz um exceso de elétrons na porta do dedo(fig 21-6b). A força de atração desse elétrons, por sua vez, faz com que partículas contaminadas (presentes no ar ou na tela do monitor) se acumulem na luva. Quando o cirurgião toca o paciente com as luvas contaminadas as bactérias podem passar para a pele ou (o que é ainda pior) para os orgãos internos do paciente. Para evitar que isso aconteça, os cirurgiões atualmente são alertados para não aproximar os dedos da tela dos monitores.Uma contaminação semelhante pode ocorrer nos aventais de plástico que muitos médicos e enfermeiros usam para não manchar a roupa de sangue. Esses aventais podem adquirir uma carga elétrica quando são retirados do armario ou esfregado repetidamente na roupa ou na pele, especialmente se o ar estiver muito seco.Quando um avental se torna eletrocamente carregado pode atrair bactérias e poeira contaminada do ar. Como é inevitável que médicos e enfermeiros toquem nos próprios aventais, as bactérias podem ser facilmente transferidas para os pacientes durante exames ou cirurgias.

   



OBS: Esta postagem tem por objetivo mostrar uma das situações em que ocorreo fenômeno elétrostático que estamos estudando. Existem outras situações em que podemos exemplificar com situações reais da aplicabilidade dos estudos da Física.


Um comentário:

  1. Muito legal a iniciativa. parabéns.
    Pra melhorar poderia colocas as referencias bibliográficas, pra facilitar quem quiser se aprofundar nos assuntos tratados

    ResponderExcluir