Sol acima das nuvens

Sol acima das nuvens

domingo, 3 de março de 2013

Campos Elétricos- Curiosidades


Outro assunto que estudamos dentro da eletricidade nos último ano do Ensino Médio é o Campo Elétrico.
Em muitas situações do cotidiano ocorre a manifestação de um campo elétrico. Mas onde? como podemos observar? Para explicar uma destas situações, vou editar um texto que encontrei no livro "Fundamentos de Física" que citei anteriormente.

O que faz o pólen saltar, primeiro para a abelha e depois para a flor?
A reprodução de muitas espécies de plantas floríferas depende de insetos para transpostar o pólen de uma flor para outra. As abelhas normalmente prestam esse serviço ao visitarem as flores para colher néctar. Entretanto, elas não se limitam a roçar na flor, recolhendo o pólen do mesmo modo como recolhemos pó de giz de um quadro-negro se roçarmos nele. Na verdade, o pólen salta da flor para a abelha, fica preso ao corpo do inseto enquanto ele voa para uma segunda flor, e então salta para a segunda flor.

Outro pequeno texto interesante sobre o assunto Lei de Coulomb e campo elétrico descreve os sprites( fig a).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Relâmpago

Sprites são enormes clarões que às vezes são vistos no céu, acima de grandes tempestades. Foram observados durante décadas por pilotos que voavam à noite, mas eram tão fracos e fugavez que a maioria dos pilotos imaginava que não passavam de ilusões. Na década de 1990, porem, os sprites foram registrados por câmaras de vídeo. Ainda não são muito bem comreendidos, mas acredita-se que sejam produzidos quando ocorre um relâmpago especialmente intenso entre a Terra e uma nuvem de tempestade, particularmente se o relâmpago transfere uma grande quantidade de carga negativa, - q , da Terra para a base da nuvem(fig b).
Logo depois da transferência, a Terra pos; entretantossui uma distribuição complexa de cargas positiva; entretanto, podemos usar um modelo simplificado do campo elétrico produzido pelas c argas da nuvem e da Terra supondo que existe um dipolo vertical formado por uma carga - na altura h da nuvem e uma carga + q a uma distância abaixo da superfície (fig c). Se q = 200 C e h = 6,0 km, qual é o módulo do campo elétrico do dipolo a uma altitude z1 = 30 km, ou seja, um pouco acima das nuvens, e a uma altitude z2 = 60 km, ou seja, um pouco acima da eletrosfera?
Calculando o campo elétrico para a altura de 30km, encontraremos:
Quando o módulo de um campo elétrico excede um certo valor crítico EC o campo pode arrancar elétrons de átomos( ionizar átomos), e os elétrons arrancados podem se chocar com outros átomos, fazendo com que emitam luz. O valor de EC depende da densidade do ar na região em que existe o campo elétrico; quanto menor a densidade, menor o valor de EC. A 60 km de altitude a densidade do ar é tão baixa que E = 2,0 x 10²N/C > EC e portanto, os átomos do ar emitem luz. é está luz que forma os sprites . Mas abaixo, a 30 km de altitude, a densidade do ar é muito mais alta, E = 1,6 x 10³N/C < EC e os átomos do ar não emitem luz. Assim os sprites são vistos muito acima das nuvens de tempestade



 

                                                                     





Nenhum comentário:

Postar um comentário